Bancada reunida com o governador Renato Casagrande. Foto: Lanna Silveira/AGC

BRASÍLIA -AGENCIA CONGRESSO – Em duas audiências em Brasília, nos ministério da Agricultura, e da Economia,parlamentares capixabas e o governador Renato Casagrande vão cobrar ajuda do governo federal às vitimas das chuvas no ES.

A primeira reunião será pela manhã com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que é deputada federal licenciada por Mato Grosso. Será pedida a liberação ( pagamento) de uma emenda imposivita da bancada no valor de R$ 30 milhões.

A emenda foi apresentada ao Orçamento da União de 2020: “Vamos pedir que ela libere os recursos para os municípios mais atingidos pelas chuvas”, disse o deputado Sérgio Vidigal (PDT).

A tarde, 17 horas,  a bancada e o governadoer serão recebidos no Ministério da Economia pelo secretário executivo da pasta – e não pelo ministro Paulo Guedes – que estará fora de Brasília.

Os capixabas vão cobrar a liberação dos recursos acertados segunda-feira com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

RELATÓRIO

Na ocasião, o governador Renato Casagrande apresentou relatório dos estragos causados pelas chuvas no estado. Ao todo foram R$ 667 milhões em prejuízos e 10 mortes confirmadas.

De acordo com o relatório apresentado, 39 municípios foram afetados pelas chuvas até o dia 26 de janeiro, dos quais 22 encontram-se em estado de calamidade ou emergência.

Mais de 60 mil pessoas foram prejudicadas pelas chuvas. Entre os dias 17 e 25 de janeiro 14.230 pessoas foram desalojadas, 2.340 moradores ficaram desabrigados e 64 ficaram feridos.

Os dados detalhados podem ser conferidos na íntegra no Relatório de Desastres no Espírito Santo.