Apesar do barulho nas redes sociais, apenas três dos dez federais do ES votaram contra Lula no primeiro ano de mandato

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Embora seja formada em sua maioria por deputados bolsonaristas, 70% da Bancada capixaba apoiou o governo Lula em seu primeiro ano de mandato, ano passado.

Em 2023 o deputado capixaba que mais votou contra o governo Lula foi Evair de Mello (20%). Já a petista Jack Rocha foi a que mais apoiou, (99%).

Jack foi até mais fiel que Helder Salomão (97%), e Paulo Foletto (95%). Dois novatos – dos dez federais do ES – que também deram apoio a Lula foram Victor Linhalis, 90%, e Gilson Daniel, (89%), ambos do Podemos.

Oposição

Junto com Evair na oposição radical ao governo Lula estiveram Messias Donato (28%) e Gilvan da Federal (21%).

Já o coordenador da bancada capixaba, deputado Da Vitória (PP), apoiou Lula em 84% das votações. Outro que apoiou Lula foi Amaro Neto; deu ao governo 82% de aprovação em suas votações.

Esses percentuais foram aferidos pelo Radar do Congresso, ferramenta que monitora o comportamento e votações dos 513 deputados.

clique aqui para abrir a tabela separadamente

metodologia: o índice de governismo é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não a orientação do líder do governo. Votos iguais à orientação (sim ou não) aumentam o índice; qualquer opção diferente da orientação (seja sim, não, abstenção ou falta) diminui o índice de governismo.

Ao longo de 2023, o índice geral de governismo da Câmara foi de 73%. Os partidos mais governistas foram o PT, e o PCdoB, que faz parte de uma federação com os petistas: 97% de governismo. O partido Novo teve a taxa mais baixa de adesão ao governo, com 19%.