VITÓRIA – AGENCIA CONGRESSO – Em meio à pandemia uma boa notícia. As obras do trecho ferroviário entre Cariacica e Anchieta, finalmente sairão do papel.
São obras em contrapartida pela prorrogação da concessão do contrato – com a Vale – da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
E melhor, um sonho da década de 60 vai se realizar; a ligação ferroviária do ES ao Rio, cujas obras serão executadas pela Vale no início de 2022, dentro do acordo de contrapartida.
A informação foi dada pelo governador Renato Casagrande, que há anos defendia a autorização do projeto.
A obra faz parte do primeiro trecho da Estrada de Ferro Vitória Rio, a EF 118, e é uma contrapartida à prorrogação da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operada pela Vale.
O governador ressaltou também que a obra deverá ajudar na retomada das atividades da Samarco, que pretende reiniciar parte de suas atividades até o final deste ano.
“É um passo importante para o desenvolvimento do Estado, especialmente do sul do Estado, que precisa de oxigênio para o seu desenvolvimento e que pode viabilizar a antecipação da Samarco de funcionar em um percentual maior”, disse Casagrande.
“Se você tem capacidade de levar minério, sem ter a preocupação com o mineroduto, com as questões ambientais relacionadas, também isso pode ajudar na operação da Samarco e de outros investimentos”, completou o governador.