BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O Congresso Nacional errou ao não destinar recursos para o Censo de 2021, afirmou a senadora Rose de Freitas (MDB), ex -presidente da CMO (Comissão Mista de Orçamento).
” É obrigação do governo evitar desperdício de recursos ou mesmo sua aplicação equivocada em alguma área específica e deixando ao descaso outras extremamente importante”, afirmou para a Agência Congresso.
Ela explicou que, números estatísticas índices remetem a uma fotografia do Brasil, e que políticas públicas precisam ser incrementadas para o seu desenvolvimento, via censo.
”O censo é a aplicação de recursos públicos com planejamento e direcionamentos adequados para dar suporte e continuidade aos serviços necessários à população como saúde educação ação social investimento com cadastramento real nas áreas de tecnologia agricultura etc”.
‘Não fomos nós’
Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a responsabilidade dos cortes orçamentários que inviabilizaram a realização do Censo Demográfico em 2021 é do Congresso Nacional.
A declaração ocorreu logo depois de o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandar o governo retomar a realização da pesquisa.
(com informações do CB)
- Publicidade -