Deputado Marcelo Santos deve disputar vaga de federal em 2026

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O deputado estadual Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa, deixa o Podemos mas não irá para o MDB, como foi cogitado.

Ele vai ficar sem partido, pelo menos até o fim do ano. Pré-candidato a deputado federal em 2026, ele não tem pressa de se filiar a uma nova sigla.

Santos cumpre seu sexto mandato consecutivo. Ao deixar o Podemos ele não corre risco de perder o mandato porque recebeu autorização para deixar a legenda.

Por nota, o Podemos informou que, nos próximos dias, dará a carta de anuência para que Marcelo Santos possa deixar a sigla sem perder o mandato.

O Podemos não quis definir uma data, mas seu presidente, deputado federal Gilson Daniel, tem aliados – e uma filha diretora Amanda Aleixo Batista Cruz- ocupando cargos no Legislativo estadual. (Diretora de Finanças).

O recuo de Baleia

Marcelo Santos quase ‘fechou’ com o MDB. Ele chegou a se reunir em Brasília com o presidente nacional, deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP).

Mas as conversas não avançaram depois que o vice governador, Ricardo Ferraço, fez o mesmo caminho e acabou ganhando a presidência da sigla no ES.

Para a Agencia Congresso, Baleia Rossi disse que o partido trabalha com a possibilidade de Ferraço ser candidato a governador – com apoio do atual do governador Renato Casagrande (PSB) -, e isso daria ao MDB um governo estadual em 2026.