BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – As eleições municipais deste ano marcarão também uma disputa pelo posto de partido com mais prefeitos no Brasil.
Em 2020, o MDB saiu com o maior número de votos recebidos por seus candidatos e o maior número de prefeituras vencidas nas urnas (799).
Embora atualmente o PSD puxe para si o posto, principalmente com a filiação de atuais mandatários eleitos por outras siglas, o MDB aposta em manter uma tradição que dura mais de 50 anos e seguir como o partido que mais conquista prefeituras.
Já o PSD estabelece como meta eleger cerca de 750 prefeitos. Em entrevistas à CNN, os presidentes das siglas comentaram sobre as expectativas para 2024.
“A polarização será utilizada por quem é opositor e não tem nada para mostrar de resultado”, diz o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP).
Gilberto Kassab, presidente do PSD, vê a polarização nacional entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) como um fator “secundário” nas eleições municipais deste ano.
“O eleitor está mais preocupado com as questões administrativas, com as coisas que impactam objetivamente seu cotidiano e sua vida”, disse Kassab. Fonte CNN