BRASÍLIA- AGENCIA CONGRESSO – Após priorizar agendas internacionais no primeiro ano do mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai intensificar as viagens pelo país em 2024, quando haverá eleição municipal.

O calendário de visitas começa em março e prevê que ele visite todos os estados do país já no primeiro semestre para acompanhar as entregas do governo.

A largada será nesta semana pelo Nordeste, região onde o presidente concentra sua maior popularidade. O ES

A previsão é que Lula visite o Ceará, Pernambuco e Bahia. Na quinta-feira, ele deve inaugurar a pedra fundamental das obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em Fortaleza, ao lado dos ministros da Defesa, José Múcio, e da Educação, Camilo Santana.

Também está previsto, na sexta-feira, visitas à área que será ampliada no Porto de Suape, em Ipojuca (PE), para receber navios de grande porte e outra na Bahia, onde deve lançar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O cronograma completo ainda está em construção, mas já foram mapeadas uma série de obras que podem contar com a atenção do presidente.

Entre elas, construções consideradas fundamentais para a segurança hídrica, concentradas majoritariamente no Nordeste. Há intervenções também de infraestrutura rodoviária, hospitais, unidades de saúde e escolas.

No Paraná, o governo federal fez duas licitações para a concessões de rodovias, e a previsão é que haja um evento para marcar o início das obras.

 

No ES candidato do governador a prefeito da capital pode ser do PT

A expectativa é que Lula intensifique as viagens até julho e faça uma pausa entre agosto e outubro, em razão das eleições municipais.

O receio é que a agenda eleitoral se confunda com a institucional, fazendo com que o governo esbarre em questões legais.

Há, no entanto, a avaliação de que as inaugurações vão contribuir “naturalmente” com os interesses locais do Executivo.

(Com Agência Brasil)