QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO
- Publicidade -

Por Mariana Araújo

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Levantamento feito pela Agência Congresso revela como os 13 integrantes da bancada capixaba no Congresso Nacional usam as redes sociais. Quem tem mais seguidores e o que divulgam no dia a dia, sempre de olho na reeleição do ano que vem.

São dez deputados e três senadores do ES, sendo que apenas Rose de Freitas (MDB) é candidata em 2022. Os demais, Marcos do Val (Podemos) e Fabiano Contarato (REDE) tem mais quatro anos de mandato.

Se destacam como mais engajados os deputados federais Amaro Neto (Republicanos) e Felipe Rigoni (sem partido), justo os dois mais votados na eleição de 2018. Rigoni, no entanto, é muito mais produtivo que Neto.

Apresentador de TV, Amaro do PRB, partido da base do governo, apoia o governo em plenário, mas não faz o mesmo nas redes sociais.

Já no Senado, Marcos do Val apoia em plenário e nas redes. Enquanto Contarato faz o contrário. Os dois são mais fortes nas redes que a senadora Rose.

Entre os deputados a menos atuante é a médica dra. Soraya (PSL), bolsonarista que exerce seu primeiro mandato na Câmara, sem muito sucesso nas redes e no plenário.

O socialista Ted Conti tem uma atuação parlamentar tímida em plenário.  Aparece em 7º lugar no rankig. Já Neucimar Fraga que assumiu o mandato pela metade, está na 5ª posição.

As redes sociais analisadas foram Instagram, Facebook, Messenger, Twitter, LinkedIn, YouTube e WhatsApp.

Já nas redes Pinterest (46 mi usuários), TikTok (16 mi usuários) e Snapchat (8,8 mi usuários) os capixabas não aparecem.

SENADORES MAIS ENGAJADOS – Critério adotado: quantidade de seguidores em cada plataforma.

A comparação levou em consideração a quantidade de seguidores em cada rede social e a quantidade de redes utilizadas

Na tabela é possível ver os três usam as mesmas plataformas

Em todos cenários dra Soraya fica na última posição

O PESO DE CADA UM NO INSTAGRAM

No Instagram, a deputada Lauriete divide seu público em dois perfis, sendo um dedicado ao seu trabalho como cantora com 1,6 milhões de seguidores e outro como deputada.

Dra. Soraya e Lauriete não usam Messenger.

No twitter Da Vitória tem atuação mais forte

*No Youtube quem lidera é o senador Do Val.

Amaro, Dr. Soraya e Ted Conti não tem canal pessoal no Youtube.

Amaro lidera no Linkedin, seguido por Rigoni

Um perfil foi encontrado com o nome de Helder Salomão no Linkedin vinculado a Câmara dos Deputados, no entanto,  é privado e não permite a verificação do número de seguidores e interação.

Outro ponto observado diz respeito ao tipo de interação que cada um recebe em suas publicações. Aqueles deputados e senadores que apoiam o governo, acabam tendo a participação de quem pensa da mesma forma, o que é diferente daqueles que criticam o governo. Esses recebem comentários de todos os tipos.

A relação com o governo acaba influenciando também nos números de seguidores. Esse é o caso dos Deputados Evair de Melo e Dra.Soraya que em comparação ao número de seguidores de 2019 e 2021, tiveram grande crescimento.

Para obter este resultado foi utilizado os números da tabela publicada em 2019 sobre a mudança de relação dos políticos a partir das redes sociais.

Análise individual de cada deputado/senador nas redes sociais escolhidas

SOBRE O QUE ELES FALAM NOS POSTS

EDIÇÃO MARCOS ROSETTI

LEIA TAMBÉM

Redes Sociais mudam relação de políticos com eleitorado