BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Dos dez novos deputados federais do ES, eleitos em 2 de outubro, sete são aliados do governador reeleito Renato Casagrande (PSB).

Uma situação melhor do que na bancada anterior, onde maioria era aliada do presidente Bolsonaro. E com a vantagem do presidente se Lula, aliado de Casagrande.

O governador capixaba vai exercer seu terceiro mandato com dificuldade de apoio na Assembleia Legislativa, mas amplo apoio na Câmara Federal.

São aliados de Casagrande em Brasília, Helder Salomão (PT), o mais votado para a Câmara Federal, com mais de 120 mil votos, Josias da Vitória (PP), e Paulo Foletto (PSB),os três reeleitos.

E também os novatos Messias Donato, ex- secretário de Governo de Cariacica e ex-vereador, Victor Linhalis, vice-prefeito de Vila Velha, e Gilson Daniel, ex-secretário de governo de Casagrande.

Outra importante aliada de Casagrande será a deputada Jack Rocha tem 39 anos que nasceu em Colatina. Em 2019 foi eleita a primeira presidenta do PT capixaba.

Na atual bancada, cujo mandato termina em 31 de janeiro, Casagrande só tinha como apoio fiel Ted Conti (PSB), não reeleito, e Helder Salomão, além do apoio eventual de Josias da Vitória (PP),Norma Ayub (PP) e Felipe Rigoni (UB).