BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Com seis dos 10 votos da Bancada Capixaba, a Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (21) a MP (Medida Provisória) 1.031 de 2021, que autoriza privatizar a Eletrobras e, assim, concluiu a análise da proposta pelo Congresso. É a sexta maior empresa do país.

A medida vai a sanção presidencial. Foram 258 votos a favor, 136 contra e 5 abstenções ao texto principal. A bancada capixaba deu seis votos ao projeto do governo. Só a deputada Norma Ayub (DEM) e Ted Conti (PSB) votaram contra. Veja como votaram os dez do ES.

A aprovação da medida um dia antes de perder a validade evitou uma grande derrota para o governo, principalmente do ministro da Economia, Paulo Guedes, que poderá agora avançar na sua primeira grande privatização. Uma nova empresa terá que ser criada para administrar a Itaipu Binacional.

A oposição protestou e ameaça ir à Justiça, sob a alegação de que a energia ficará mais cara, principalmente para os mais pobres, e que a Eletrobras dá lucro. A medida será questionada na Justiça.

Deputados federais Felipe Rigoni e Evair de Melo

Da Vitória foi o único deputado do Cidadania a votar a favor do governo. Todos os demais deputados da bancada na Câmara votaram contra. Os deputados Felipe Rigoni (sem partido) e Helder Salomão, que geralmente votam contra o governo, optaram pela obstrução

MP da Eletrobras – Como votou a bancada do ES

Norma Ayub DEM – Não

Ted Conti PSB – Não

Amaro Neto PRB – Sim

Neucimar Fraga PSD – Sim

Da Vitoria – Cidadania – Sim

Evair Melo -PP – Sim

Dra Soraia – PSL – Sim

Lauriete – PL – Sim

Felipe Rigoni – Obstrução/não

Helder Salomão – Obstrução/não