BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – “Serei candidato ao governo mesmo que Hartung volte”, afirmou o deputado federal bolsonarista Evair de Melo (PP).

Ele se referia aos rumores de que o ex-governador Paulo Hartung (sem partido), estaria avaliando a possibilidade de voltar a disputar cargos públicos na eleição de 2026.

Essa volta ocorreria principalmente se seu fiel escudeiro, o ex-deputado Lelo Coimbra, conseguir retomar o controle do MDB no ES.A convenção do partido será nesta quinta-feira (21).

“A volta de Hartung qualificaria o debate”, disse Evair em entrevista a Agência Congresso, no café da Câmara Federal, nesta quarta (20).

O deputado ainda citou os nomes de três possíveis candidatos à sucessão do governador Renato Casagrande (PSB), vice governador Ricardo Ferraço (PSDB), e os deputados Helder Salomão (PT), e Da Vitória (PP).

Ainda segundo avaliação do deputado bolsonarista, Ferraço seria o candidato de Casagrande, e Helder do PT: “Neste cenário com certeza haveria 2 turno”, completou Evair (foto)

REPRESADOS – análise

A sucessão do governo do ES em 2026 deve reunir dezenas de candidatos após três mandatos de Hartung e três de Casagrande.

Na última eleição o eleitor capixaba deu uma guinada equivocada para a direita, chegando a levar para o 2º turno um candidato bolsonarista desqualificado.

Essa guinada ameaça as conquistas de seis governos de centro esquerda onde diversos avanços sociais foram garantidos.

A divisão dos partidos de centro esquerda, centro e esquerda poderá levar o ES às mãos de aventureiros e falsos profetas. (MR)