BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O Partido Progressistas pretende jogar pesado para eleger prefeitos na Grande Vitória. De acordo com seu presidente regional, o deputado federal Da Vitória, até em Guarapari a legenda terá candidato próprio para atingir o objetivo de se fortalecer em 2024, visando o pleito de 2026.

Na cidade saúde o nome do pré-candidato a prefeito é Rodolfo Mai, empresário da construção civil: “É nossa aposta na cidade e vamos vencer”, diz da Vitória. O município vive um vácuo de lideranças locais.

O atual prefeito, prefeito Edson Magalhães, aliado do vice governador Ricardo Ferraço (MDB), não pode disputar a reeleição e deve apoiar um nome do seu secretariado.

Mas a cidade deve contar com pelo menos oito postulantes ao cargo do executivo. Edson Magalhães é prefeito pela terceira vez. Outro eterno postulante, o ex-deputado Carlos Von, está inelegível.

VILA VELHA

Em Vila Velha o PP pode apoiar a reeleição do atual prefeito Arnaldinho Borgo, que esteve essa semana em Brasília e se reuniu com Da Vitória (foto). Ou lançar o ex-deputado e ex-prefeito Neucimar Fraga como candidato.

Fraga vai assumir o comando do partido na cidade, no início de novembro, e conduzir as negociações segundo afirmou Da Vitória ao site Agência Congresso.

NEUCIMAR VICE DE ARNALDINHO

“É natural que Neucimar, sendo do partido e possível candidato, assuma a legenda e faça as negociações pelo PP, e converse com Arnaldinho”, disse o deputado.

Fraga, por sua vez, confirmou que vai assumir o partido mas não confirmou se será candidato. Também não quis comentar a possibilidade de ser candidato a vice de Arnaldinho.

Mas não descartou: “Já estou habilitado, sou vascaíno”, disse para a Agência Congresso, acrescentando que após tomar posse vai organizar o partido e discutir a sucessão local.

NA SERRA PP QUER AUDIFAX

Segundo Da Vitória, na Serra o PP deve ir de Audifax, caso o ex-prefeito tope se filiar ao partido e concorrer: “Estamos conversando”. Em Cariacica a sigla tende a apoiar a reeleição do prefeito Euclério Sampaio.

Vitória é mais complicado. O PP pode apoiar a reeleição do atual prefeito mas isso depende de conversas ainda não realizadas.