GOLPE articulado para depois da posse de Lula não foi descoberto pelos serviços de informações dos Três Poderes

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Para 52,1% dos entrevistados o responsável pela invasão e destruição das sedes dos Três Poderes da República foi o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele passou todo o seu mandato estimulando seu eleitorado a se rebelar contra os poderes constituídos da República, em especial o Judiciário.

Depois viajou para os Estados Unidos – se negou a passar o comando do país ao presidente legitimamente eleito – enquanto esperava o circo pegar fogo.

A pesquisa da Atlas Intel, divulgada segunda-feira, 8, avaliou a opinião pública um ano após a tentativa de golpe do 8 de Janeiro, que culminou na invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília.

De acordo com a pesquisa, 74,2% dos brasileiros discordam da atuação dos manifestantes que ocuparam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

Por outro lado, 14,6% concordam com as ações dos manifestantes. Para 59%, a atitude dos manifestantes é completamente injustificada; para 15%, é parcialmente justificada; 13,6% dos respondentes julgam a tentativa de golpe como completamente justificada. 12,4% não souberam responder.

Para 52,1% o ex-presidente Jair Bolsonaro é responsável pela invasão aos Três Poderes e deve ser punido

 

56,8% acreditam que Lula venceu as eleições contra Jair Bolsonaro tendo, portanto, obtido o maior número de votos nas urnas.

Já para 38,2% Lula não teria ganho as eleições.

Também é de entendimento da maioria (52,8%) a necessidade de Bolsonaro sofrer alguma punição legal em decorrência da tentativa dos atos golpistas; a possibilidade é rechaçada por 43,3%.

(Com Agências)