BRASILIA – AGENCIA CONGRESSO – Em 2022 o governador Renato Casagrande poderá ser candidato a qualquer coisa, reeleição, Senado, ou até mesmo a nada e ficar até o fim do mandato.
Sua reeleição, no entanto, seria mais tranquila, do que por exemplo concorrer a uma vaga ao Senado, na avaliação de deputados federais, alguns presidentes de seus partidos no ES.
Para disputar a reeleição o governador não teria que se desincompatibilizar do cargo. Já para o Senado teria que entregar o governo a sua vice-governadora por quase nove meses.
Papo no café
Ai que mora o perigo, segundo os mesmos dirigentes partidários em conversa com a Agência Congresso. “Nada contra a vice, uma guerreira, mas ela não tem experiência administrativa para tocar o estado”, lembra um deputado.
Ele recorda também que Casagrande fez uma boa escolha colocando uma mulher negra da periferia em sua chapa. Mas que quando fez isso já ficou comprometido com a reeleição.
Certamente Casagrande terá adversários, Hartung de novo? seus aliados dizem que não. Audifax, Amaro Neto, Max Filho? Apesar dos prognósticos, ainda tem muito tempo até 2022.
Nem passamos ainda pela eleição municipal de 2020, lembra outro parlamentar em conversa informal no Café da Câmara.