Conversa no aeroporto: Foto Agência Congresso/MRosetti

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Se sair unido da convenção regional da próxima quinta feira (21/09), o MDB capixaba poderá caminhar para um resultado eleitoral significativo, elegendo de 15 a 19 prefeitos na eleição do ano que vem.

Essa avaliação é da atual presidente da sigla no ES, a ex-senadora Rose de Freitas, que disputa a reeleição (na presidência da sigla) contra o ex-deputado e ex-presidente do partido, Lelo Coimbra, aliado do ex-governador Paulo Hartung.

Rose disse que sugeriu a Lelo uma chapa única para evitar disputa. Lelo teria aceitado mas depois registrou chapa própria, segundo a ex-senadora. O ex-deputado não retornou contato com Agência Congresso.

Rose não acredita em judicialização e aposta no consenso. “Existe espaço para todos no partido”, disse para AGC.

No ES a sigla tem 71 filiados e 23 suplente que votam a partir das 12 horas. Os titulares de 10 às 14 horas. Será no cerimonial Oasis, Santa Lúcia

Executiva nacional

O MDB no ES teve um resultado eleitoral pífio em 2022, e também em eleições anteriores. Vive uma crise desde que Lelo tentou tomar o partido do ex-deputado Marcelino Fraga, que acabou deixando a sigla.

Lelo permaneceu na esperança de retomar o controle da sigla e se reinserir no mercado político. Ele perdeu a reeleição para a Câmara em 2018 e o partido para Rose, que conta com apoio da executiva nacional do MDB.

Lelo tem apoio do presidente nacional da sigla, deputado federal Baleia Rossi (SP), mas quem manda na executiva nacional são os senadores da legenda, que apoiam Rose.

Artigo do jornalista Vitor Vogas explica a longa crise da sigla que já foi a maior do ES e do país

https://es360.com.br/coluna-vitor-vogas/post/quem-matou-o-mdb-no-espirito-santo/

LEIA TAMBÉM

“Filiação de Ferraço ao MDB só depende dele”, diz presidente Baleia