BRASÍLIA – O Ministério da Saúde habilitou 77 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Espírito Santo. A liberação do recurso, no valor de R$ 11 milhões, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).
Com essa liberação, o Espírito Santo passa a contar com 165 leitos de UTI habilitados pelo Ministério da Saúde para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19.
“Desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil, venho trabalhando junto ao Governo Federal para conseguir a liberação de recursos para e, assim, ampliar o número de leitos de UTI nos hospitais da Grande Vitória e do interior do Estado”, disse o deputado Evair Mello.
Ele é um dos vices-líder do governo na Câmara, Evair de Melo, e já vinha cobrando a liberação desde o último dia 20, quando se reuniu com o secretário executivo do Ministério Saúde e reforçou a necessidade de habilitação de novos leitos.
Do total dos 77 novos leitos de UTI, 10 serão implantados no Hospital Madre Regina Protmann, em Santa Teresa, outros 20 no Hospital São Camilo, em Aracruz, mais 8 no Hospital Rio Doce, em Linhares, e outros 39 no Hospital Maternidade Silvio Avidos, em Colatina.
Os repasses para custeio dos 77 leitos de UTI somam R$ 11.088.000,00 (onze milhões oitenta e oito mil reais). Os recursos são exclusivos para o tratamento de pessoas com Covid-19, durante três meses.
E, de acordo com a portaria publicada pelo Ministério da Saúde, serão transferidos aos Fundos Municipais de Saúde, em parcela única. (Com informações da Assessoria).