BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Uma reunião realizada ontem no Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA – reuniu o vice governador do ES, Ricardo Ferraço (MDB), e os deputados federais Helder Salomão (PT) e Da Vitória (PP).

Objetivou tratar sobre os conflitos na região norte do Espírito Santo entre as comunidades quilombolas e a empresa Suzano. O resultado foi a criação de um grupo de trabalho.

Autor do pedido da audiência, o deputado Helder Salomão afirmou para a Agência Congresso que o grupo de trabalho será integrado por representantes do MDA, governo do ES e representantes da Suzano e quilombolas. 

“As próximas reuniões ainda não foram marcadas”, disse Helder.

INVASÃO FOI EM JULHO DE 22

ES: Quilombolas denunciam agressão de seguranças da Suzano no Sapê do Norte

A comunidade quilombola do Angelim II, no Sapê do Norte, em Conceição da Barra, norte do Estado, protocolou denúncia de agressão por parte da empresa que presta serviço de segurança patrimonial para a Suzano Papel e Celulose, a Prosevig, do Grupo SBS, com sede na Bahia. 

Um documento com o relato do fato foi encaminhado para o Conselho Estadual, o Movimento Nacional e a Secretaria Estadual de Direitos Humanos (CEDH, MNDH/ES e SEDH), além das Defensorias Públicas da União e do Estado (DPU e DPES) e o Ministério Público Federal (MPF/ES).

Fonte:Século Diário)