BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, chegou hoje ao Brasil e vai debater com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a invasão russa contra os ucranianos e o comércio bilateral.

O convite para Sergei foi feito por Lula. Ele quer reunir os presidentes da Rússia, Vladimir Putin e da Ucrânia,Volodymyr Zelensky, em solo brasileiro para discutir a paz. Lula se queixa que Europa e EUA só discutem a guerra, não a paz.

De acordo com a programação divulgada pelo Itamaraty, o russo visitará a chancelaria brasileira em Brasília e dará uma declaração a imprensa. A hora do encontro com Lula não foi divulgado.

A viagem de Lavrov ao Brasil ocorre em meio à defesa que o presidente Lula tem feito de uma mediação conduzida por vários países, entre eles a China, uma aliada próxima à Rússia, visando negociações para encerrar a guerra na Ucrânia.

A guerra completou um ano em fevereiro do ano passado, e tem gerado prejuízo para diversos países, inclusive o Brasil.

Lula já se manifestou diversas vezes contra a (segunda) invasão de Putin ao território ucraniano.

Em entrevista à imprensa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o presidente afirmou que pretende envolver os países da América Latina nesse contexto.

“Estamos tentando construir um grupo de países que não tem nenhum envolvimento com a guerra, que não querem a guerra, que desejam construir paz no mundo, para conversarmos tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia”, disse.

Ele avaliou como difícil o atual cenário do conflito entre os dois países e tornou a afirmar que a paz é a melhor forma para restabelecer um processo de conversação.