SÃO PAULO – A Editora Abril, um dos maiores grupos de comunicação do Brasil, protocolou nesta 4ª feira (15.ago.2018) um pedido de recuperação judicial na Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.
A medida visa buscar equilíbrio nas contas da empresa, que tem dívidas que somam cerca de R$ 1,6 bilhão. Empresa demitiu 800 funcionários.
A notícia foi dada por meio de uma das publicações do Grupo, a revista Exame (eis a íntegra). No site da revista, a reportagem 1º apareceu com 1 endereço que não deixava claro se o texto deveria ter sido divulgado, pois a sintaxe da URL continha a expressão “não publicar”:
O pedido de recuperação envolve o grupo todo, o que inclui empresas operacionais distribuídas em 4 áreas:
- Abril Comunicações, que mantém as atuais 16 revistas e sites (os que sobraram depois de vários fechamentos na semana passada);
- Gráfica, a maior da América Latina, que imprime as publicações do grupo e de terceiros;
- Dinap – distribuidora de publicações do grupo e de outras empresas, atendendo a mais de 30 editoras;
- Total Express, distribuidora de encomendas que entrega 750 milhões de itens por ano, por meio de 600 rotas semanais aéreas e terrestres, para 2.800 municípios.
De acordo com a reportagem da revista Exame, para tentar solucionar o problema da empresa, a família Civita, controladora do Grupo Abril, contratou a consultoria internacional Alvarez & Marsal, especializada em reestruturação organizacional.
Com isso, o executivo Marcos Haaland, sócio da consultoria Alvarez & Marsal, assumiu a presidência executiva do Grupo Abril em 19 de julho de 2018. Ele implementou medidas de redução de despesas, como a diminuição do quadro de funcionários e a interrupção da publicação de algumas revistas.
A editora fez 1 corte de 800 pessoas na semana passada, segundo Harland. O rumores iniciais eram de que o corte seria de cerca 500 funcionários, entre eles 171 jornalistas. Depois cortes o grupo ainda mantém aproximadamente 3.000 empregados.
O portfólio de revistas e sites que continua é composto pelos seguintes títulos, segundo Marcos Haaland: Veja, Veja SP, Exame, Você S/A, Você RH, Quatro Rodas, Placar, Capricho, Claudia, Portal M de Mulher, Bebe.com, Saúde, Viagem e Turismo, Superinteressante, Guia do Estudante e Vip.
MOTIVOS DA CRISE
Em texto com perguntas e respostas publicado na Exame, Marcos Haaland declara que 1 dos motivos da crise da empresa está relacionado à “queda expressiva das receitas de publicidade e daquelas provenientes das vendas de assinaturas e de venda em bancas”.
Segundo o executivo, o investimento das grandes empresas em publicidade em revistas era de 8,4% em 2010 e caiu pra 3% em 2017.
Haaland afirma ainda que, de 2014 a 2017, a crise se acentuou com as bruscas reduções no meio impresso:
- redução de 24 mil para 15 mil no número de pontos de venda de mídia impressa ;
- queda de 444 milhões de exemplares por ano, para 217 milhões;
- recuo de 60% na venda de assinaturas, passou de 90 milhões para 38 milhões;
- a venda de exemplares avulsos foi reduzida a quase 1/3 do que foi no passado: de 173 milhões para 63 milhões.
No período, a Editora Abril sofreu 1 impacto na receita: caiu de R$ 1,4 bilhão para R$ 1 bilhão, com prejuízo de R$ 331,6 milhões em 2017.
Segundo o executivo, tudo isso implicou no elevado endividamento da empresa. “O patrimônio líquido se tornou negativo e operacionalmente passou a consumir o caixa. Esse déficit de caixa tem sido coberto com aportes dos acionistas e represamento de pagamentos a fornecedores, uma situação que não é sustentável”, afirmou.