INVASÃO DO PALÁCIO DO PLANALTO

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Antes e durante os ataques do 8 de janeiro, perfis na internet cadastrados fora do Brasil mobilizaram mais apoiadores do que contas registradas no país.

A conclusão é de uma pesquisa da Universidade do Sul da Flórida (USF), com base em publicações feitas no Twitter, entre os dias 1° e 9 de janeiro de 2023.

Além dos Estados Unidos, como a CNN mostrou, também perfis na Rússia e no Reino Unido encabeçam o ranking mapeado pelos pesquisadores.

Ao todo, 37.161 publicações foram rastreadas devido ao uso das expressões “Festa da Selma” e “Brazilian Spring”, como organizadores e apoiadores nomearam os ataques.

Uma ferramenta de tecnologia artificial conseguiu identificar que boa parte dos perfis localizados, pelo menos 97% deles, eram de pessoas reais. Portanto, não fizeram uso de robôs.

Um perfil localizado na Rússia com postagens sobre o 8 de janeiro foi o mais compartilhado na rede, enquanto um perfil em Orlando, na Flórida, foi o que mais gerou engajamento entre diferentes grupos de usuários da internet.