foto: Ednalva Andrade/AG

AGENCIA CONGRESSO DIVULGOU EM JULHO QUE FERRAÇO IRIA PARA O MDB

Vice governador vai se filiar ao MDB de olho no Palácio Anchieta

 

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – No processo de pacificação do MDB capixaba, o presidente nacional da sigla, deputado federal Baleia Rossi (SP), costurou um acordo que pode ser complicado para o novo comandante da sigla cumprir.

O vice governador Ricardo Ferraço, que assumiu hoje o comando da sigla no Espírito Santo, é pré-candidato a governador em 2026.

Rossi sugeriu que tanto a ex-senadora Rose quanto o ex-deputado Lelo, que empataram na tumultuada convenção estadual do dia 21 de setembro, cada um com 27 votos, disputem a eleição de 2026 tentando o Senado e a Câmara.

Ambos abriram mão para Ferraço, num acordo que foi afiançado até pelo governador Renato Casagrande.

Foi de olho no tamanho do MDB que os prefeitos de Colatina e Cariacica embarcaram na legenda agora sob o comando do vice. Ferraço pode assumir o governo em 2026 caso Casagrande se desincompatibilize para disputar o Senado, ou Câmara Federal.

O MDB é um partido forte de norte a sul do Espírito Santo, com muitos filiados, bom tempo de TV e um volume expressivo de recursos partidários. Para se ter uma ideia, só para a campanha da ex-senadora Rose o partido destinou, ano passado, R$ 3,5 milhões do fundo partidário.

O problema será Ferraço ocupar a vaga ao Senado, em 2026, com nome do próprio partido, e ficar refém de uma chapa puro sangue, limitando sua capacidade de articulação visando o Palácio Anchieta. Mesmo tendo Rossi como avalista desse acordo.