FOTO: Arquivo/Câmara dos Deputados

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Deputados bolsonaristas vão apresentar um projeto para anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto prevê anistia a todos os crimes eleitorais – sem violência e corrupção – cometidos nas eleições de 2022.

O que significa que nem os aliados mais próximos acreditam na possibilidade de vitória no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve terminar nesta sexta (30).

Entre os signatário esta o deputado capixaba, Evair de Mello (PP).Ele disse que a eleição de 2026 está longe: “Lutaremos com todas as forças, 26 está longe”, disse para a AGENCIA CONGRESSO.

Outro que apoia a ideia, deputado Sanderson (PL-RS), é presidente da Comissão de Segurança Pública.

“O Parlamento tem que se manifestar. Se não fosse ele o réu, [o julgamento] daria, no máximo, em uma multa”, disse o parlamentar.

SEM CHANCES

Apesar de ter previsão constitucional, a proposta não tem futuro. Vai enfrentar dificuldades para ser aprovada, principalmente no Senado. Além disso, para valer, precisaria da sanção do presidente Lula ou da derrubada do veto pelo Congresso com quórum de maioria absoluta.

Mesmo assim, os parlamentares acreditam que o movimento é uma resposta aos eleitores de Jair Bolsonaro. No segundo turno, o ex-presidente teve 58 milhões de votos.

com G1