Foto: Fabricio Lima/ES

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – De maioria oposicionista, a bancada federal do ES não vai prestigiar a visita do presidente Lula ao ES, sexta-feira, às15:30, para inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, maior obra rodovia do governo federal no estado.

Dos dez deputados, apenas metade deve comparecer; os dois do PT, Helder Salomão e Jack Rocha, Paulo Foletto do PSB, e dois do Podemos, Victor Linhalis e Gilson Daniel.

O coordenador da bancada, deputado Da Vitória (PP), ainda não confirmou sua presença. Já Evair Melo, do mesmo partido, afirmou que não ‘vai passar nem perto”.

Gilvan da federal e Messias Donato também não irão. Dos três senadores, apenas Fabiano Contararo (PT) estará presente.

Apesar do boicote, a bancada federal colocou R$ 500 milhões, via emendas ao Orçamento da União, para manter a continuidade da obra.

Demorou mas saiu

A obra tem início no km 249 da BR-101/ES e se estende até o km 268,7, totalizando uma extensão de 19,7 quilômetros. A nova via vai reduzir pela metade o tempo gasto pelos motoristas.

Com a nova opção, o tempo gasto por um motorista que parte de Linhares (Norte do ES) com destino a Guarapari, utilizando a rota do Contorno do Mestre Álvaro, será em média de 35 a 40 minutos.

O percurso compreende desde a entrada da empresa PBA Stones na Serra (km 249 da BR-101/ES) até o viaduto próximo ao Shopping Moxuara em Cariacica (km 268,7 da BR-101/ES), totalizando 39 quilômetros.