BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Responsável pelo marketing da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, o publicitário Sidônio Palmeira disse em curso online para militantes que “o meme está derrotando a política”.
“A fake news pode acabar com o mundo democrático se a gente não tomar um posicionamento firme e claro. Isso tem infestado a mente das pessoas. A gente vive muitas vezes num mundo paralelo”, afirmou na aula inaugural de um curso de comunicação política promovido pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT.
Na conversa de 1h20min, ocorrida em 31 de outubro, Sidônio dá como exemplo a imagem o deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) na tribuna da Câmara com uma peruca (FOTO) em março deste ano, fingindo ser uma pessoa trans.
“No Dia Internacional das Mulheres, o que mais se destacou foi um meme, um deputado botando uma peruca”, afirmou o publicitário.
Outro exemplo de meme nocivo, segundo ele, é a motosserra que virou símbolo da campanha do direitista Javier Milei na Argentina.
Sidônio alertou os participantes que fazer uma campanha baseada em verdades e fatos é mais difícil do que uma que se utiliza de falsidades.
Segundo ele, a ultradireita cresce em diversos países impulsionada pelas fake news.
Na aula, ele fez um resumo da campanha de Lula no ano passado, mostrando diversas peças que produziu.
Afirmou que houve uma “disputa de narrativas” com a candidatura de Jair Bolsonaro (PL).
“Era a gente puxando para o tema principal, a economia, e o adversário [Bolsonaro] puxando para o tema de costumes”, afirmou.
O marqueteiro de Lula/ Foto Veja/Com Agências
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