BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) fez uma denúncia que coloca em dúvida o sistema de votação na Câmara dos Deputados.

Para ele, existe margem para falhas de segurança. “É possível hoje que qualquer pessoa, com a senha do deputado, possa votar”, disse.

O deputado estranhou um quórum muito acima do normal durante as votações nas sessões desta semana, na Casa, inclusive na votação da privatização da Eletrobrás.

O deputado explicou que as votações ocorrem através de um aplicativo de celular e que é preciso digitar um código para poder confirmar o voto de cada deputado nas sessões on-line.

“É possível hoje que qualquer pessoa, com a senha do deputado, vote, basta digitar o código gerado no aplicativo. Não aparece o deputado no vídeo, não solicitam sua digital. Não podemos permitir que essa suspeita exista”, argumentou o parlamentar.

Pimenta estranhou o quórum na presença de parlamentares nas votações desta quinta-feira que, segundo ele, foi muito acima do normal.

Historicamente os deputados só trabalham até o meio dia da quinta. A maioria chega terça-feira a Brasília, muitos à noite, e retornam para suas bases na quinta de manhã.

“504 deputados de quórum numa quinta à noite? maior recorde da história de votações nominais da Câmara, foram vinte e seis. Considerando que somos 513 deputados, praticamente 100% de presença”, argumentou ele.

“É preciso imediatamente criar dois mecanismos: só pode votar com a câmera do celular ligada ou que tenha a possibilidade de colocar a digital de cada deputado na hora da votação”, defendeu.

O deputado salientou que estão em jogo questões fundamentais para o povo brasileiro, como a privatização da Eletrobrás. “E só vencem projetos que atacam a soberania brasileira”, finalizou.

VEJA COMO VOTOU A BANCADA CAPIXABA – ELETROBRÁS – 6 votos com Bolsonaro

Amaro Neto Republicanos ES sim
Da Vitória Cidadania ES sim
Evair de Melo PP ES sim
Dra.Soraya Manato PSL ES sim
Felipe Rigoni PSB ES não
Lauriete PSC ES sim
Norma Ayub DEM ES não
Helder Salomão PT ES não
Ted Conti PSB ES não
Neucimar Fraga PSD ES sim