À esquerda (de azul) o senador Fabiano Contarato, ao centro, o Presidente da República em exercício e presidente do Senado, Davi Alcolumbre

BRASÍLIA – O senador capixaba Fabiano Contarato (REDE) acompanha o presidente da república em exercício, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), em viagem ao Nordeste para vistoriar o vazamento de óleos na orla nordestina brasileira.

“O Poder Legislativo não pode se acovardar diante de um crime dessa natureza. Esse é um crime que poderia ter sido evitado, se órgãos como Ibama e ICMBio fossem fortalecidos e valorizados. Não foi mero acidente. Temos um dano irreparável, com consequências para o futuro, e quem vai pagar a conta, mais uma vez, é aquele que menos ganha”, disse Contarato.

Contarato é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA). O senador destacou o empenho de Davi Alcolumbre sobre o assunto e ressaltou a importância do acompanhamento do vazamento de óleo pelos órgãos que têm legitimidade de fiscalização.

Davi Alcolumbre, anunciou nesta quinta-feira (24) a assinatura de um decreto presidencial estendendo por mais dois meses o seguro-defeso a 60 mil pescadores. O ocorrido já é considerado um dos maiores desastres ambientais da história do país.

A medida, segundo Davi, darão condições aos municípios e estados para contratarem mais trabalhadores, a fim de dar continuidade à retirada dos rejeitos de óleo das praias, além de ajudar a fortalecer a cadeia produtiva.

“Esse drama que vivemos é um caso único, de proporções inimagináveis, mas nossa estada como presidente em exercício, acompanhado de todas as autoridades aqui, significa a preocupação do governo central sobre o que fazer para diminuirmos os danos”, disse Alcolumbre

“Nossa vinda é um gesto político e institucional com o Nordeste brasileiro, de reconhecimento a essa região, a sua capacidade de desenvolvimento econômico, e com o nosso país”, conclui.

Além de Contarato, outros senadores e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acompanharam o presidente ao Nordeste.

Com informações da Agência Senado