BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – A vaga só estará disponível em fevereiro de 2026, mas caberá a Câmara dos Deputados indicar o substituto do conselheiro Aroldo Cedraz (TCU), que vai completar 75 anos.
Mas já entrou nas negociações para presidência da Casa, que vai ocorrer em fevereiro de 2025.
O líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), sinalizou a interlocutores que teria interesse em uma vaga no Tribunal de Contas da União.
Isso se for barrado para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Casa. Os arranjos para o tribunal de contas começaram a entrar no debate após Lira dar uma rasteira em Nascimento.
O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, admitiu que a vaga foi oferecida mas ele recusou. Elmar se mantém na corrida.
Ele era o nome preferido de Lira, mas vê suas chances diminuírem com a reviravolta provocada pela desistência de Pereira e pela ascensão de Motta.
O baiano procurou o presidente Lula em busca de apoio mas o Planalto diz que não pretende se envolver na disputa no Legislativo. A esposa de Elmar, Luciana Nascimento, é conselheira do Tribunal de Contas da Bahia.
Com Agências
- Publicidade -