BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O projeto é de longo prazo, mas após a construção de dois trechos ferroviários pela Vale S/A, a proposta poderá sair do papel.O primeiro trecho fica pronto em 2023.
O passo inicial foi dado hoje, durante audiência pública realizada na Câmara Federal. A ideia é que as praias do Sul do ES, tipo Guarapari, Piúma, Marataízes, sejam atendidas por uma ferrovia.
Hoje, na Comissão de Viação e Transportes, o deputado federal Neucimar Fraga (PP) presidiu uma audiência com a participação de representantes da Vale, Daniela Barros, e do governo, André Silva.
Na pauta a discussão da renovação do contrato da Vale que opera a estrada de ferro Vitória-Minas, já aprovada pelo Tribunal de Contas da União. A contrapartida da Vale será a construção das ferrovias, já acertadas também com o governo do estado.
As obras do trecho ferroviário entre Cariacica e Anchieta, serão executadas pela mineradora Vale, e devem ser concluídas em 2023. É a contrapartida à prorrogação da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operada pela Vale.
Além de realizar as obras do trecho, a empresa será a responsável pelo projeto executivo do ramal ferroviário. Como tudo que envolve governo é demorado, os turistas, principalmente mineiros, vão ter que ter paciência.
ANTT autorizou a renovação antecipada do contrato da estrada de ferro Vitória a Minas, que venceria em 2027. Contrapartida da Vale: construir as ferrovias.