BRASÍLIA – O Governo Federal planeja repassar à iniciativa privada pouco mais de 16 mil quilômetros de 25 trechos de rodovias federais até 2022.
Essa conta inclui a concessão de um trecho da BR 262, em Viana, na Grande Vitória (ES) e trechos de outras rodovias que sempre foram operados pela União e novos leilões para estradas já exploradas pelo setor privado.
Para as próximas concessões, o governo prepara mudanças no modelo de cobrança de pedágio e nas regras dos certames.
Uma das possibilidades em estudo é estabelecer preços diferentes de pedágio, de acordo com a condição da rodovia. Com isso, um trecho simples teria cobrança menor do que a de um trajeto duplicado, por exemplo.
À medida que a estrada for duplicada, segundo os requisitos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária poderia elevar o valor cobrado.
Isso ocorreria independentemente do aniversário do contrato e de um eventual reajuste autorizado.
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Veja as rodovias que o governo deve levar a leilão
– BR-381/262: Belo Horizonte a Governador Valadares (MG) e Viana (ES)
– BR-364/365: Jataí (GO) a Uberlândia (MG)
– BR-101: Sul de Palhoça (SC) à divisa SC/RS
– BR-153/080/414: Anápolis (GO ) a Aliança do Tocantins
– BR-163/230: Sinop (MT) a Miritituba (PA)
– BR-470/282/153: Navegantes (SC) à divisa com RS
– BR-040/495: Juiz de Fora (MG) a RJ
– BR-116/465/101: Rio a São Paulo
– BR-116/493: Além Paraíba (MG) à BR-040
Com informações do Globo