BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O empresário paulista e suplente da senadora Rose de Freitas (Podemos), Luiz Pastore (MDB), toma posse nesta quarta-feira, às 16 horas no Senado em uma das vagas do Espírito Santo no Senado Federal.
Ele deve ficar apenas quatro meses no cargo, caso a senadora se recupere de problemas de saúde que enfrenta há dois anos. Pastore mandou convidar ontem os 13 membros da bancada do ES para um jantar em sua nova residência.
Ele alugou uma mansão no Lago Sul, bairro mais nobre da capital federal, onde vai morar durante o exercício do mandato. Parlamentares de outros estados também foram convidados.
Rose ocupou a tribuna do Senado, semana passada, para anunciar que foi acometida de infecção bacteriana causada por picada de um carrapato.
“Nunca me ausentei desta Casa, mas terei que cuidar da minha saúde. Não aguento mais ser carregada pelo braço”, disse.
Pastore,70 anos,é empresário do setor de mineração e já foi suplente do ex-senador Gerson Camata (MDB) de  29 de outubro de 2002 a 31 de janeiro de 2003. Ontem o painel do Senado já mostrava Rose licenciada.

“O Estado deve cuidar da Saúde, Educação, Segurança e Fronteiras”, disse Pastore em entrevista ao site Agência Congresso.

Além do Brasil, o novo senador tem empresas de mineração e exportação no Chile, Peru e Argentina.