Indicações passam por peneira petista

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Uma terceira indicação feita pela bancada capixaba para cargo federal no ES foi atendida essa semana pelo governo Lula.

Fhelipe Pupu Santos foi indicado Superintendente do SPU no ES, órgão que entre outras atribuições, cuida dos terrenos de Marinha. A Secretaria de Patrimônio da União é vinculada ao Ministério da Fazenda.

A indicação foi feita pela bancada capixaba e encaminhada pela deputada Jack Rocha (PT), que é sub coordenadora da bancada.

SAÙDE E AGRICULTURA

O governo do presidente Lula já atendeu três indicações feitas pela Bancada Capixaba: O primeiro nomeado foi Luiz Carlos Rebrin, para a Superintendência de Saúde no ES, indicação dos deputados do PT capixaba.

A segunda indicação atendeu ao deputado Paulo Foletto (PSB) que indicou o chefe da Agricultura no ES, Guilherme Gomes, ex-presidente da Ceasa para a Superintendência de Agricultura.

Apesar dos três atendimentos, as indicações tem passado por uma peneira ideológica, o que tem atrasado o processo.

A demora acaba beneficiando os ‘bolsonaristas’ que ainda ocupam cargos federais. A deputada Jack Rocha confirmou que SPU é indicação da bancada..

Foi ela quem ficou responsável por fazer a ponte bancada-Governo. O presidente Lula tem encontrado dificuldades para aprovar projetos no Congresso.

Os cargos, bem como as emendas individuais, são antigas moedas de troca do Parlamento.

Ibama – A próxima indicação que deve sair é para a chefia do Ibama, órgão estratégico para liberação de licenças ambientais. Foi indicado para o órgão Rodrigo Vargas Ribeiro.

O pai desta indicação é Gilson Daniel, deputado federal do Podemos, bolsonarista, e que tem votado contra o governo Lula.

PESCA – Para o ministério da Pesca a indicação foi feita pelo deputado Victor Linhalis (Podemos) que fez também uma indicação para a superintendência da CEF.