BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A Presidência do Senado divulgou nesta quinta-feira (24) uma nota explicando que, diferentemente do que foi publicado em alguns órgãos de imprensa, não há parecer da Consultoria Legislativa do Senado sobre a impossibilidade de reeleição dos membros das Mesas do Congresso.

Nos bastidores da Casa acontece uma disputa pela presidência do Senado, e o atual presidente Davi Alcolumbre (DEM/AP) alega já ter votos suficientes para se reeleger. Ele, no entanto, não poderia concorrer porque ocupou cargo na mesa anterior, dentro da mesma legislatura.

A nota de hoje foi em resposta a uma análise assinada por um consultor da Casa, a pedido do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Na eleição passada, Alcolumbre foi eleito em primeiro turno, com 42 votos graças ao apoio dos opositores de Renan Calheiros e de parte da base do governo Jair Bolsonaro.

Para essa nova disputa ela afirma já ter quase 30 votos. E acusa seus adversários de não somarem dez votos, dos 81 da Casa. A eleição será dia 2 de fevereiro próximo.

Ainda por meio da nota, Davi Alcolumbre  disse que  “o compromisso de zelar pela independência do Senado Federal, evitando-se que a opinião defendida por um partido ou por um grupo de 10 senadores seja imposta aos demais 71 senadores, privando-os de exercer sua missão constitucional nesta ou em outras matérias”.

Cm informações da Agência Senado