BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O deságio de de 11,72% na tarifa de pedágio da BR 101 decidida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) hoje (1) dividiu os deputados federais.

O coordenador da Bancada Capixaba, deputado Da Vitória (Cidadania) disse para a Agência Congresso que está “acreditando que depois de tantos estudos feitos pela ANTT e pela concessionária o valor tenha que reduzir mesmo, o brasileiro está cansado de pagar por tudo!”

Um dos motivos que levaram a ANTT a determinar a redução do pedágio foi o atraso nas obras da rodovia. As sete praças de cobrança terão redução de R$ 0,50.

A deputada Norma Ayub (DEM), não faz parte da comissão que fiscaliza a concessionária da BR 101 (ECO 101), mas como usuária da rodovia, disse que R$ 0,50 centavos é muito pouco “eu acho um absurdo esses pedágios, concordo que temos que manter as rodovias, mas é muito alto, tem pedágio de mais de R$ 7”

Coordenador da Bancada Capixaba, deputado Da Vitória (Cidadania-ES)

O socialista Ted Conti (PSB), por outro lado, acredita que esse foi um desconto razoável. Segundo o deputado, “o valor pode ser pouco por usuário, mas se for analisar toda a economia, será um valor muito alto”.

O deputado federal Evair de Melo anunciou a decisão nas redes sociais, atentando ao fato de que a redução é uma punição à Concessionária ECO 101.

“Foi uma punição para a concessionária pelo atraso nas obras de duplicação, nós queríamos a obra acontecendo o, mas como a concessionária não honrou seus compromissos. Queremos a obra, mas enquanto a obra não sai, punição pra quem não honra compromisso”, disse o deputado.

O deputado federal Amaro Neto (PRB) também se manifestou a favor da redução.

Sérgio Vidigal (PDT), presidente da comissão de fiscalização da concessionária ECO 101,  disse que o Tribunal de Contas da União que calculou o deságio. “A gente sabia que era uma cobrança indevida, a comissão pressionou, e a queda no valor está correta”.

“TCU falou que foi encaminhada uma redução de 10 a 11%,  ANTT disse que até 30 de setembro divulgaria a redução, baseada nas obras que não foram executadas, como a duplicação da rodovia”.

Reunião da Bancada

A Bancada Capixaba se reuniu hoje a tarde no ministério da Infraestrutura para discutir a apresentação de projeto de nova configuração de veículo para transporte de rochas ornamentais e seu laudo técnico.

O coordenador disse que a bancada foi convencida por uma opção mais segura para o transporte de rochas ornamentais e solicitaram uma agenda liderada pelo Ministério da Infraestrutura, juntamente com o DENATRAN (Departamento Nacional de Transito)  e a ANTT para atender a resolução.