BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Há mais de uma década que o PT acumula derrotas em Vila Velha. Em 2012 o partido PT elegeu apenas um vereador, Zé Nilton. Em 2016 e 2020, não teve candidato a prefeito e não fez sequer um vereador.

Para tentar reverter esse cenário o ex-vereador João Batista, dentista, mais conhecido como Babá, e o economista Edinho Wilson vão disputar, mês que vem, a vaga de pré-candidatos do PT. Eles são de correntes rivais.

Mas o partido ainda não bateu o martelo se irá concorrer em Vila Velha com candidatura própria, ou se sacrifica o projeto canela-verde em favor da pré-candidatura do deputado estadual, João Coser, a prefeito de Vitória.

Em entrevista ao jornalista Vitor Vogas, o presidente municipal do PT, Fabrício de Santana, disse que o partido precisa considerar seriamente a possibilidade de apoiar outro candidato, se predominar o entendimento de que essa é a melhor estratégia visando ao fortalecimento da chapa de vereadores.

Segundo ele, voltar a ter representação na Câmara Municipal é a prioridade absoluta do PT em Vila Velha. Haverá 21 vagas em disputa. Babá discorda. E questiona o que torna a disputa em Vitória como uma das prioridades nacionais do partido.

Coser competitivo

“O que torna Vitória uma prioridade? Vitória será, provavelmente, a única capital do Sudeste, a região mais desenvolvida economicamente do Brasil, em que o PT terá candidato a prefeito”, diz Babá.

O wex-vereador lembra que o fato de ser a capital, ter o prefeito de Vitória dá ao PT a condição de maior visibilidade às políticas exitosas do governo Lula.

“João Coser foi prefeito de Vitória por dois mandatos e saiu bem avaliado pela população, o que o torna um candidato competitivo com grandes chances de ser eleito”, disse Babá em entrevista a Agência Congresso.

“Mesmo com pontos favoráveis e grande chance de vencer, eleição se ganha com votos. Quem disse que vai apoiar João Coser, com peso para influenciar votos e que tem interesse na eleição de Vila Velha?”

“Eleger Coser prefeito é o melhor para a população de Vitória. Eleger Babá prefeito de Vila Velha é o melhor para a população de Vila Velha. Ter dois ou três prefeitos e prefeitas do campo democrático e popular na Grande Vitória é o melhor para o ES. E a decisão de quantos prefeitos e prefeitas democratas, defensores dos direitos sociais, econômicos e ambientais, alinhados com o governo Lula, deve ser de quem vota”, completou.

”Na verdade, quem diz que o PT só pode disputar a prefeitura de Vitória quer apequenar o PT estabelecendo o máximo de um município a ser administrado na Grande Vitória, sem dar nenhuma garantia de que João Coser será eleito.”, concluiu.

Decisões da Articulação de esquerda  

1. Construir e consolidar a Candidatura Majoritária do Partido dos Trabalhadores de
Vila Velha;
2. Contribuir para a consolidação de uma chapa proporcional forte, competitiva e
representativa;
3. Conversar com João Batista Gagno Intra, a fim da confirmação de sua précandidatura a prefeito;
4. Incentivar a continuidade de reuniões com a Federação Brasil da Esperança – PT,
PCdoB e PV;
5. Cobrar a elaboração de um calendário eleitoral do PT Vila Velha;
6. Incentivar participação no Diretório ampliado no dia 02 de março de 2024, às 15h,
Martina Toloni;
7. Participar na construção do programa de governo para o município;
8. Votar e ser contra aliança com o atual prefeito de Vila Velha – (reafirmando
resolução do 8º Congresso municipal da AE/VV, realizado no dia 11/11/2023)