BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Apesar do governdor Renato Casagrande (PSB) ter dito que é contra prorrogar o calendário eleitoral e adiar as eleições de outubro, alguns presidentes de partidos e pré candidatos às eleições deste ano discordam.

Casagrande fez a afirmação durante coletiva de imprensa por teleconferência, na manhã de sábado (28), conforme divulgado pela coluna Plenário do jornal A Tribuna. As eleições municipais estão marcadas para 4 de outubro.

“Eu sou contra adiar. O calendário eleitoral está numa fase agora que não depende muito de movimentação. A campanha só começará em agosto. Espero que até lá tenha resolvido esse assunto (pandemia de coronavírus) e a eleição siga normal”, afirmou o governador.

Vidas em risco

Presidente do DEM e pré candidata a prefeita de Marataizes, a deputada federal Norma Ayub diz que não é o momento de pensar em eleição. Para ela, o calendário segue normal, e as soluções surgirão no momento adequado, no futuro.

“Temos normas legais em vigor. Atualmente enfrentamos muitas dificuldades e nossas vidas estão em risco. Não estamos convivendo com nossos amigos e nem desenvolvendo nossas atividades com normalidade”, afirmou a deputada.

Ela diz que o momento não é adequado para “pensarmos em processos eleitorais. Se no futuro tivermos problemas com o calendário eleitoral as soluções surgirão no tempo necessário”, disse.

Deputado federal Sérgio Vidigal (PDT)

Isolamento

Pré candidato a prefeito da Serra e presidente regional do PDT, o deputado federal Sérgio Vidigal diz que se o atual quadro (de crise do coronavírus) for mantido por mais 60 dias, ele não vê outra alternativa, se não adiar, porque a população estará em isolamento, prevê.

“Como a eleição é daqui a seis meses acho prudente aguardarmos o desenrolar dessa pandemia. Se mantendo o quadro nos próximos 60 dias, não vejo outra alternativa já que a orientação é de isolamento”, afirmou.

“Controlar a propagação de virus sem termos ainda uma vacina para imunização somente com isolamento social,porque independente da idade de risco todas as faixas etárias podem ser vetores da doença”, acrescentou o deputado, que também está em isolamento. domiciliar e pertence ao grupo de risco.

Eleição Digital

Outro presidente de partido que apoia o adiamento da eleição é o ex-deputado Neucimar Fraga (PSD), também pré candidato a prefeito de Vila Velha: ” Sim, for necessário”.

“Mas se não for poderemos fazer uma eleição digital. Pedir voto sem papel e cartazes, só com santinhos e informações eletrônicas”, sugere. No dia da eleição, segundo a proposta de Fraga, o eleitor sairia de casa apenas para votar.

“Poderíamos aproveitar essa crise e fazer a primeira eleição totalmente digital, com menos custo e mais moderna”, sugeriu.

O deputado Ted Conti (PSB) 

Para o deputado, Ted Conti, (PSB), não há mais prazo para fazer uma eleição equilibrada. Ele também é pré candidato a prefeito de Vila Velha.