BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, criticou os indiciamentos dos deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB) pela Polícia Federal.
E ameaçou processar um delegado da PF por abuso de autoridade. “É com grande preocupação que vemos recentes investidas da Polícia Federal para investigar parlamentares por discursos proferidos na tribuna”, afirmou.
Segundo Lira, não se pode cercear o direito ao debate e à crítica em tribuna por ameaça de perseguição judicial ou policial.
“Não permitiremos retrocessos que ameacem essa garantia fundamental. Nossa voz é a voz do povo, e ela não será silenciada”, afirmou.
Van Hattem e Gilberto Silva foram indiciados nesta semana por críticas feitas em discursos no Plenário à atuação do delegado da PF Fábio Alvarez Shor.
Os dois parlamentares são acusados de calúnia e difamação. Segundo Lira, a Procuradoria e a Advocacia da Câmara atuarão para que quem infringir a capacidade dos parlamentares responda por abuso de autoridade.
Oposição apoia
O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) também criticou a ação da PF. “Abrir um inquérito na Polícia Federal contra manifestação verbal, na tribuna, contra colega nosso, até onde sei, é abuso de poder, e isso nós não aceitamos.”
Com Agência Câmara
- Publicidade -