BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ) almoça nesta sexta-feira 4/12, no Palácio Anchieta, com o governador Renato Casagrande (PSB), e parte da bancada federal capixaba.

Foi Maia quem solicitou a reunião, mas não revelou o assunto. O presidente da Câmara, no entanto, tem viajado por vários estados em busca de apoio à sua reeleição para a presidência da Câmara. Numa eventual disputa ele teria pelo menos cinco dos dez votos do ES.

Antes do almoço, às 11 horas, Maia conversa reservadamente com Casagrande, governador que não é alinhado a Bolsonaro. Pelo contrário. O STF já formou maioria para liberar a reeleição de Maia, o que a Constituição não permite. Ele é candidato anti-Bolsonarista, já que o presidente Jair Bolsonaro declarou apoio a candidatura do deputado Arthur Lira (PP/AL), um dos lideres do Centrão

A bancada do Progressistas na Câmara e o diretório nacional do partido oficializaram o nome de Lira como candidato à Presidência da Casa. A definição ocorreu terça-feira, 1º, e contou com a presença de cerca de 40 parlamentares, entre eles o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros.

Casagrande deve se reunir com a bancada após almoço com Maia: Foto: M.Rosetti/Arquivo AGC

Covid derruba bancada do ES 

Pelo menos três deputados da bancada do ES não irão a reunião devido a Covid. Norma Ayub, presidente do DEM no ES está gripada e isolada em casa. O deputado Da Vitória (Cidadania) também está em Colatina e já comunicou que não poderá comparecer.

Ted Conti (PSB), suplente do deputado Paulo Foletto, do mesmo partido, também não irá a reunião porque aguarda resultado de exame da Covid. Como titular da vaga, Foletto pode reassumir o cargo para participação da eleição da nova mesa Diretora da Câmara, marcada para 2 de fevereiro.

Os senadores Marcus do Val e Rose de Freitas, ambos do Podemos, também foram convidados para o almoço desta sexta mas comunicaram ao coordenador, deputado Da Vitória, que não poderão comparecer.

Vice líder de Bolsonaro na Câmara, Evair Melo (PP) disse que não irá pois tinha assumido outros compromissos.

Só os deputados Felipe Rigoni (PSB), Lauriete Almeida (PSC) Soraya (PSL), e Sérgio Vidigal, devem ir ao almoço. Vidigal, entretanto, não votará na eleição da Mesa da Câmara porque ele tem que renunciar ao mandato de deputado até 1º de janeiro, para tomar posse como prefeito da Serra.

Seu suplente, Neucimar Fraga (PSD) é quem votará dia 2 de fevereiro. Mas ele não foi convidado para a reunião-almoço. E mesmo que fosse não poderia ir pois esta na Bahia onde fica até dia 15, conforme informou para a Agência Congresso.

No caso da eleição ser entre Maia e Lira, a bancada do ES se divide ao meio. Cinco deputados para cada candidato.

Possíveis votos a Maia no ES

Ted Conti (PSB) Felipe Rigoni (PSB) Da Vitória (Cidadania) Helder Salomão (PT) e Norma Ayub (DEM).

Possíveis voto a Lira no ES

Evair Melo (PP), Lauriete (PSC), Amaro Neto (PRB), Neucimar Fraga (PSD), Soraya (PSL)