BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), junto com a deputada federal Lauriete (PR) solicitaram à Aeronáutica a reabertura da rampa de voo livre do Morro do Moreno.
A Infraero determinou o fechamento da rampa em 2018, em razão da proximidade com as aeronaves que pousam no aeroporto de Vitória – ES.
O prefeito disse à Agência Congresso que a Associação de Voo Livre do Morro do Moreno (AVLMM) possui estudos que demonstram a compatibilidade das duas atividades no mesmo espaço aéreo.
“Nos gostaríamos que a Aeronáutica reavaliasse o caso, conversasse com o município. Porque o Morro do Moreno tem se tornado cada vez mais um ponto turístico importante para a nossa cidade [Vila Velha]”
O prefeito afirma que o voo livre é uma prática usual no Morro do Moreno, “essa rampa está no imaginário da cidade. é muito comum as pessoas voarem aqui, sobrevoando a nossa praia, é um processo muito antigo, e a gente está solicitando que seja feito um estudo mais aprofundado”.
PREJUDICADOS
A Agência Congresso conversou com Gilvan Ferreira, presidente da AVLMM, sobre o fechamento da rampa. Ele disse que a associação está tentando pleitear uma legislação para o voo livre, como tem para os drones, mas afirma ser um caso de “insensibilidade do poder público federal”.
Segundo ele, a associação já solicitou ao 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo (Cindacta 3 – Recife) que demarcassem o espaço aéreo em volta do Morro, para que o esporte continue sendo praticado, mas foram recusados três vezes.
“Tem gente que voa há 20, 30 anos no Morro do Moreno, [o fechamento da rampa] é uma perda muito grande. Precisamos de um apoio político para que a gente possa voltar às atividades de forma legal”.