BRASÍLIA – Um plano de obras que vai favorecer mais de 150 mil pessoas, melhorar a infraestrutura da cidade e propiciar mais qualidade de vida para os moradores de Vila Velha.

Isso foi o que o prefeito Max Filho apresentou no I Fórum de Prefeitos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). “Estamos internacionalizando o município de Vila Velha”, destacou.

O evento ocorreu na última quinta-feira (08), no Rio de Janeiro, durante a assembleia geral do banco internacional.

A participação de Vila Velha foi de extrema importância, afinal o Fonplata está na iminência de autorizar, ao município, um financiamento na ordem de US$ 27.600.000 (vinte e sete milhões e seiscentos mil dólares) para investimentos em drenagem e pavimentação de ruas nas cinco regiões da cidade, além da melhorar os Parques Municipais do Marista (Centro), Manteigueira (Glória), Penedo (Ilha das Flores) e Lagoa Grande (Ponta da Fruta).

“Na minha apresentação, destaquei como chegamos a esta proposta de ação: ouvindo, na assembleia do orçamento participativo, o grande clamor da cidade por infraestrutura, principalmente na região 5, que é mais carente. Nosso projeto vai atender a 37% da população de Vila Velha, mais de 150 mil pessoas serão atendidas pelo programa”, explicou o prefeito.

- Publicidade -


A tramitação para o recebimento dos recursos está na reta final. Agora, a proposta necessita de um parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e da aprovação pelo Senado Federal. O prefeito estima em cerca de dois meses o prazo para essas etapas processuais.

Participação do prefeito

A mesa que Max participou discutiu a “Necessidades e desafios dos financiamentos” e contou com a presença de Phillipe Orliange, diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD); do prefeito de Criciúma (SC), Clésio Salvaro; e Udo Dohler, prefeito de Joinville (SC).

O evento contou com a participação de representantes de mais de 50 cidades, além de membros do Fonplata e órgãos federais, como dos ministérios da Economia e do Desenvolvimento, e de representantes de entidades internacionais, a exemplo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Entre os assuntos tratados na assembleia anual, se destacou  “as formas de desenvolvimento e alto impacto na integração municipal, local e regional”. Além disso foi debatido infraestrutura; mobilidade urbana; economia circular; energia renovável; turismo sustentável; e governança.

O Fonplata é um banco de desenvolvimento multilateral e integrado pelos cinco países que fazem parte da bacia do Rio da Prata – Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia, onde fica localizada a sede da instituição na cidade de Santa Cruz de la Sierra. A Assembleia Anual da Fonplata ocorre na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVV

- Publicidade -