Presidente nacional do Republicanos e vice-presiedente da Câmara, Marcos Pereira. Foto: Lanna Silveira/AGC

BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – Há pouco mais de um ano das eleições municipais, vários partidos já se organizam para o pleito em 2020, inclusive o PRB.

O presidente nacional da sigla, vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira disse que o partido tem uma estratégia montada, e se reúne na segunda (7) para definir algumas candidaturas.

“No dia 7 de outubro, o Roberto [Carneiro, presidente do PRB no ES] está vindo, ele e outros presidentes estaduais se reunirão com a presidência nacional do partido. Vamos definir a estratégia”, disse para à Agência Congresso.

“A executiva nacional do partido estimula e incentiva as executivas estaduais a ter o maior número de candidatos a prefeito possível, principalmente, primordialmente, nas cidades médias e grandes, com foco nas cidades com acima de 100 mil habitantes”.

O presidente disse que no Espírito Santo, talvez tenha cidade com menos de 100 mil habitantes, mas com relevância estratégica, entre os 78 municípios capixabas, “essas cidades também estão na prioridade que a executiva nacional está pedindo, orientando, estimulando as executivas estaduais a tentar buscar ter candidatos”, afirma.

Amaro bola da vez

A especulação sobre a pré-candidatura do deputado federal Amaro Neto tem inclusive afastado interessados a disputar o pleito. Apesar do deputado não confirmar a candidatura, o presidente do partido bateu o martelo.

“Nós temos o Amaro Neto que é pré-candidato confirmado a prefeito de Vitória, e hoje ele mesmo me falou que poderemos ter candidato em Linhares, mas confesso que as demais cidades ainda não sei”.

Pereira disse que nessas eleições “as cidades mais importantes do estado, falando nas médias e grandes, temos as cinco cidades da região metropolitana [Vitória, Viana, Vila Velha, Cariacica e Serra], nós temos Cachoeiro de Itapemirim, nós temos Colatina, são Mateus, Linhares, Aracruz”.

Bonomo em Linhares

E afirma que o foco em cidades com mais de 100 mil habitantes é importante para “o crescimento do partido” e para “fortalecer o número de candidatos a prefeitos nessas cidades, porque não tem mais coligação para vereadores para candidaturas proporcionais, não tendo coligação de vereadores, nós precisamos de candidatos a prefeitos que ajudem na eleição dos vereadores”, disse.

O deputado federal Amaro Neto revelou para a Agência Congresso o nome do possível candidato do Republicanos para a prefeitura municipal de Linhares. “É o vereador Ricardo Bonomo, o Ricardinho da Farmácia (SD), ele ainda não pode mudar de legenda agora, mas deve assumir o partido e ser o candidato do Republicanos em Linhares”.