BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) é o partido com mais filiações no Espírito Santo – 42.462 eleitores filiados, seguido do PDT (Partido democrático trabalhista) com 32.325 filiações.
Em terceiro lugar está o partido do ex-deputado Marcus Vicente, PP – Progressistas – com 30.992 eleitores filiados. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral.
Dos 15 maiores partidos no estado (veja gráfico abaixo), PSDB, PTB, PMN, PV, PSC, PTB e AVANTE não têm cadeiras na bancada capixaba.
Segundo o levantamento feito pela Agência Congresso, os números não mudaram muito com relação ao mesmo período do ano passado.
Em abril de 2018, o MDB tinha 42.156 filiações (no Espírito Santo), em abril deste ano o número é de 42.462, um aumento de 306 eleitores, levando em consideração o balanço entre desfiliação e novos filiados.
Diferente do que ocorreu nacionalmente, – aumento de aproximadamente 12,5% no número de filiações – o crescimento do número de filiados ao PSL (Partido Social Liberal) no ES foi percentualmente maior, 34%, colocando o partido do presidente Jair Bolsonaro na 14ª posição do ranking capixaba.
O PSB (Partido Socialista Brasileiro), 21.620 filiações, e Cidadania (antigo PPS), 15.222 filiações, estão no sétimo e nono lugar respectivamente.
Apesar cada partido ter eleito dois parlamentares – Felipe Rigoni (PSB), Ted Conti (PSB), Da Vitória (Cidadania) e Marcos do Val (Cidadania), na eleição do ano passado.
Nacional
Em comparação com o quadro estadual, 13 partidos que constam na lista dos maiores do ES – feita pela Agência Congresso – figuram também entre os maiores partidos no âmbito nacional.
MDB também é o primeiro no Brasil, com 2.392.404 filiados. O PT fica em segundo, com 1.599.174 e PSDB em terceiro, com 1.466.963.
O PSL teve um aumento de pouco mais de 30 mil filiações – crescimento de 12,5% de 2018 a 2019 -, mas mesmo com a elevação no número o partido ainda não está entre os maiores no país.
Fonte: TSE
Últimos colocados
Os partidos NOVO e REDE, que foram grandes revelações nas eleições de 2018, estão entre os mais fracos em número de eleitores filiados. Em âmbito nacional, o NOVO tem apenas 33.892 filiados e é o quinto mais fraco. Em quarto lugar está a REDE, com 23.499.
No ES os números são ainda piores. O partido NOVO tem apenas 643 filiações, e a REDE 1.599.
Caso queiram se destacar nas próximas eleições, partidos como o Novo e a Rede devem mobilizar os eleitores e aumentar o número de filiados para garantir, tanto relevância política, quanto a eleição de candidatos, como Audifax Barcelos (REDE) que deve concorrer ao cargo de governador do ES, em 2022.
Situação real
Apesar dos números apresentados, o cientista político Fernando Pignaton, acredita que o ranking de filiações não reflete a verdadeira face política do ES.
“O que impera no Espírito Santo é uma fragmentação partidária absoluta, não tem nenhum partido que faz um trabalho propriamente partidário, não tem nenhuma bancada na assembleia [Legislativa] que vota de acordo com o programa do partido.”, disse o especialista.
Para ter uma noção real do esquema partidário atual do estado, Pignaton recomenda analisar os partidos dos políticos eleitos, de prefeitos ao governador.
“O MDB é o partido com o maior número de filiados, mas só possui dois deputados estaduais na assembleia legislativa”, disse à Agência Congresso.