Plenário do Senado Federal durante segunda sessão de debates temáticos destinada a discutir o Projeto de Lei do Senado nº 280, de 2016, que define os crimes de abuso de autoridade. (E/D): senador Romero Jucá (PMDB-RR); juiz federal Sérgio Moro Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

BRASÍLIA – O Instituto DataSenado realizou pesquisa nacional sobre os projetos de lei que juntos constituem o chamado pacote de medidas anticrime entregue pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, ao Congresso Nacional.

Os resultados mostram que as propostas de Moro já são conhecidas e aprovadas pela maioria dos brasileiros. No entanto, por ter combatido políticos corruptos quando era juiz, Moro somou opositores nas duas Casas.

Prisão de Lula

Não só os petistas querem inviabilizar suas ações no Ministério da Justiça. Gente do PP, PMDB, PSDB, PDT e até do DEM quer ver a caveira de Moro.

Esse povo junto faz com quem os projetos do ex-chefe da Lava Jato não ande na Câmara, por onde deveria começar a tramitar.

Para realização da sondagem, foram entrevistados 1.161 cidadãos de todas as unidades da Federação, por meio de ligações para telefones fixos e móveis, realizadas de 6 a 25 de março de 2019.

A amostra é estratificada, totalmente probabilística, com distribuição proporcional à população de acordo com os dados mais recentes do IBGE. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais com nível de confiança de 95%.

Pacote

Os resultados mostram que as medidas propostas para combater a corrupção, o crime organizado e os crimes violentos já são do conhecimento de 72% dos entrevistados.

Os que mais se interessam pelo assunto são os moradores da região Sul (83%) e os brasileiros com 60 anos ou mais (84%).