BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – Após a briga do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, alguns parlamentares se posicionam sobre o bate boca.
Um deles foi o capixaba Evair de Melo (PP-ES). Ele disse para a Agência Congresso que Santa Cruz “está se metendo em temas que não competem à instituição [OAB]” e que o Congresso precisa que a OAB seja mais “proativa”.
“A OAB tem militado por questões ideológicas e uma hora a paciência acaba, a própria reação do presidente [Bolsonaro] é a prova disso”, disse o deputado.
Ao reclamar sobre a participação da OAB na investigação do ataque a faca sofrido durante a campanha eleitoral no ano passado, Bolsonaro disse que poderia contar a Felipe Santa Cruz como o pai dele, Fernando, desapareceu durante a ditatura militar.
Evair disse que sua opinião sobre o presidente da OAB nada tem a ver com a desavença entre ele e Bolsonaro, mas com sua avaliação da atuação da Ordem junto ao Congresso.
“A OAB tem massa crítica e capacidade de produção muito grande então eu sinto falta de uma OAB proativa dentro do Congresso ajudando nas interpretações, ajudando nas avaliações, não sendo parte do problema, mas como parte da solução”.
O deputado desejou que Felipe Santa Cruz fosse mais como João Carlos Risk, presidente da OAB no Espírito Santo.
“Risk é um cara proativo, tem participado dos debates, tentado solucionar os problemas, ajuda o governo, isso não é ser governista, é qualificar o debate”.