BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Três nomes já estão sendo avaliados pelo governador Paulo Hartung – que deve se filiar ao PSD ou DEM em 2018 – para compor sua chapa a reeleição, como candidatos a vice governadoria.
São o secretário da Casa Civil José Carlinhos, o secretário de Agricultura Octaciano Neto, e o presidente da Assembléia Legisaltiva, deputado Erick Musso. O atual vice governador César Colnago (PSDB) vai disputar vaga a Câmara Federal na eleição do ano que vem.
O nome mais forte, no entanto, é do diplomata José Carlos da Fonseca Júnior, o Zé Carlinhos, que era assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento, e foi escolhido para assumir a Casa Civil do governo.
Zé Carlinhos também já foi deputado federal pelo PFL, de 1999 a 2003, e secretário da Fazenda no governo José Ignácio (1999-2002).
Mas foi também condenado pela Justiça por peculato. A decisão é do juiz federal substituto Vitor Berger Coelho, da 1ª Vara Federal Criminal, e remonta ao ano de 2000.
O juiz condenou Fonseca Júnior a cinco anos e nove meses de prisão em regime semiaberto e à perda do cargo de diplomata. Na sentença, o juiz escreveu que “ele não tem condições de permanecer no exercício de qualquer cargo público”.
Zé Carlinhos vai recorrer e lamenta a volta de uma “história antiga”: “Isso está no primeiríssimo grau e cabe recurso”., disse à época.