Capacidade de transportar passageiros por ano aumentará dos atuais 3,3 milhões para 8,4 milhões.

BRASÍLIA – Com as obras do novo aeroporto de Vitória próximas de serem concluídas, a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) entregou ao ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, a planilha orçamentária para o término da obra, previsto para dezembro deste ano.

Os recursos para as obras são oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e foram garantidos por Rose quando presidiu a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, entre os anos de 2015 e 2016.

Após 13 anos de inúmeras paralisações por conta de irregularidades, as obras foram retomadas em junho do ano passado sem sofrer novas interrupções. O governo do estado e a Prefeitura de Vitória não participam com recursos.

Três mil pessoas trabalham na construção do empreendimento, sendo 1500 diretamente em três turnos de serviço, 24 horas por dia. São gerados cerca de três mil empregos indiretos. Em torno de 500 equipamentos estão sendo usados e duas usinas de asfalto estão operando no local das obras (as duas têm capacidade de produção de duas mil toneladas de asfalto por dia).

Cerca de 90% da pista de pouso e decolagem já estão prontos, 70% dos sistemas elétricos, ar-condicionado, combate a incêndio, entre outros, estão instalados e foram iniciadas a drenagem e a pavimentação do estacionamento de veículos e do novo acesso viário, que permitirá a duplicação da Avenida Adalberto Simão Nader, com melhorias para o trânsito local.

O novo aeroporto elevará a capacidade de transportar passageiros por ano dos atuais 3,3 milhões para 8,4 milhões. A pista passará de 1750 metros para 2058 metros. No futuro, será possível receber voos internacionais.

Com informações da Assessoria de Imprensa da senadora