BRASÍLIA – O Governo do Distrito Federal já atendeu 9.348 pessoas nas tendas de Hospital de Campanha, que foram montadas em 9 regiões administrativas desde o dia 25 de maio em combate à dengue no DF.
Desse número, 6.264 pessoas estavam com suspeitas da doença, 1.617 receberam hidratação venosa e 203 foram transferidas para hospitais. Os dados foram colhidos desde o primeiro dia de ação até hoje (3) ao meio-dia.
A ação, uma parceria do Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Saúde, foi lançada para agir de forma emergencial, principalmente, na hidratação – principal fator de atenção imediata à doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A ideia inicial é de que os centros de hidratação funcionem até o dia 8 de junho. Na última sexta-feira (31), a Secretaria de Saúde adquiriu 28.260 testes rápidos para detectar a dengue.
De acordo com a secretaria, os testes são uma ferramenta complementar ao diagnóstico convencional, que é realizado com exames clínicos pelo médico, baseando-se em sinais e sintomas apresentados pelo paciente.
Sintomas
Ao apresentar dores abdominais intensas, vômitos constantes, sangramento de mucosas, hipotermia (baixa na temperatura corporal), entre outros sintomas, é preciso procurar o mais rápido possível a unidade básica de saúde da região onde mora.
Locais das tendas de hidratação:
- Varjão (UBS 1 – Vila Varjão, quadra 5, nº 5, conjunto A, lote 17)
- Guará – UBS 1
- Itapoã (UBS 1 – QD 378, Área Especial, Del Lago)
- Planaltina (estacionamento do Hospital Regional de Planaltina)
- Estrutural (UBS 1 – Área Especial 2, Avenida Central)
- Sobradinho II (UBS 2 – Rodovia DF-420, Setor de Mansões, n°1)
- São Sebastião (Quadra 102, conjunto 1, lote1 São Sebastião)
- Ceilândia (St. N Quadra QNN 27 Área Especial D – Ceilândia)
- Samambaia (Estacionamento do Hospital Regional de Samambaia)
Com informações da Agência Brasília