BRASÍLIA – O ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho anunciou em reunião com a
Bancada Capixaba nesta quarta (26) que suspenderá a proibição de pesca no ES.
E anunciou a criação de uma Comissão com técnicos do Ministério, do Ibama, com membro da Câmara Federal e representantes dos pescadores para reestudar a medida.
A Bancada do Espírito Santo agendou reunião com o ministro para entregar documento assinado por todos Parlamentares Capixabas ao ministro a fim de defender os interesses dos pescadores do nosso estado.
Participaram do encontro os deputados Marcus Vicente (coordenador), Lelo Coimbra, Carlos Manato, Dr. Jorge Silva, a deputada Norma Ayub, e a senadora Rose de Freitas.
Os parlamentares solicitaram a suspensão dos efeitos da Portaria 445/2014 para garantir a manutenção de emprego de milhares de pescadores.
“O ES já foi extremamente prejudicado pelo desastre de Mariana e a vigência desta medida seria um golpe duro demais para os nossos pescadores”, afirmou o coordenador Marcus Vicente.
De acordo com o último censo da pesca (IBGE, 2011), o volume capturado de pescado no mar capixaba foi de 12.349 toneladas e na água doce ao redor de 880 toneladas.
A atividade é responsável por 7% do PIB Agropecuário do Estado do Espírito Santo, movimentando diretamente 180 milhões de reais ao ano e gera, entre empregos diretos e indiretos, em torno de 70.000 empregos.
A Bancada salientou ao ministro ser de suma importância a reavaliação da medida, tendo em vista os impactos econômicos, sociais e de geração de trabalho e renda que podem decorrer desta proibição no Espírito Santo, que afetará a pesca dos principais peixes utilizados na culinária capixaba, como o badejo, a garoupa, budião, cherne e o cação.
Com informações do gabinete do deputado Marcus Vicente