Ministro da Educação Abraham Weintraub e o presidente da audiência pública, deputado Evair de Melo (PP-ES)
- Publicidade -

BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O ministro da Educação, Abraham Weintraub, compareceu a uma audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação para discutir o programa Future-se.

A reunião, presidida pelo deputado capixaba Evair de Melo (PP-ES), ocorreu hoje (4) pela manhã, teve duração de três horas e várias declarações polêmicas do ministro.

O ministro disse, em resposta à deputada e militante do Movimento Negro Talíria Petrone (Psol-RJ) que ‘não existe povo negro’.

“Meu avô era mais escuro que ela [Talíria], ela vem aqui como a defensora do povo negro e eu queria saber quem foi que lhe deu esse cargo, não existe povo negro, existe brasileiro de pele escura, não tem que dividir o povo brasileiro. Negro que está do meu lado é meu irmão, meu avô era pele escura, então chega com esse discurso”.

Em meio a uma discussão sobre educação infantil, o ministro disse que “Guevara era um covarde e não gostava de tomar banho”, se referindo ao  Guevara, um revolucionário marxista, médico, autor, guerrilheiro, diplomata e teórico militar argentino.

Depois, ele disse que espera que “Deus tenha piedade da alma do Lula” e que não vai mais se posicionar sobre o ex-presidente petista.

Em seguida defendeu a priorização das crianças na educação, tanto em casa quanto em creches e escolas. “Crianças tem que ser tratadas com palavras doces, precisam de carinho e de amor, mas precisam ouvir ‘não’, os pais têm que impor limites”.

O capixaba que presidia a sessão achou boa as posições do ministro, e disse que no caso de Guevara, ele estava respondendo a deputados do Psol que levantaram questões políticas que nada tinham a ver com a pauta da audiência.

Future-se

É um programa do Ministério da Educação, que tem como objetivo promover maior autonomia financeira nas universidades e institutos federais por meio de incentivo à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo. A adesão ao Future-se é voluntária.