BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O senador Marcos do Val oficializou hoje (14) sua filiação do Cidadania, ex-PPS.
Ele anunciou na tarde de ontem (13) que estava ingressando no partido do senador e ex-presidenciável Álvaro Dias (PODE-PR).
Do Val disse que a aproximação de lideranças do Cidadnia com o ex-governador Paulo Hartung (MDB) fez ele “acelerar o processo” de mudança de partido.
“Já ia acontecer, mas a aproximação de Hartung me fez ter mais velocidade para sair” disse para a Agência Congresso.
No ES circulam informações de que o atual prefeito de Vitória, Luciano Rezende, líder do ex-PPS, estaria compondo uma aliança como ex-governador Hartung para as eleições municipais.
Segundo o senador, essa mudança de sigla já estava prevista desde às eleições em 2018. O PPS é um partido de centro e o novo senador tem se aliado às propostas do governo Bolsonaro.
“Eu seria candidato ao Senado pelo Podemos, mas por causa da articulação política local fui para o Cidadania, que me acolheu, mas já tínhamos conversado sobre a possibilidade de em algum momento eu mudar para o Podemos”, disse.
No ES o Podemos tinha uma candidata ao governo senadora Rose de Freitas, e o Cidadania outro, Renato Casagrande que acabou eleito.
Comando estadual
Marcos do Val disse para a Agência Congresso que o senador Álvaro Dias lhe ofereceu o comando do partido no Estado, mas ele recusou porque prefere focar em seu mandato.
“Me ofereceram o comando do partido no Espírito Santo, só que eu estou chegando no Senado agora, muito trabalho, ou eu pego algo que eu possa realmente me dedicar e dar retorno, caso contrário acho melhor não assumir a responsabilidade, e por isso eu recusei”.
Tchau Cidadania
“Foi algo natural que já ia acontecer, mais cedo ou mais tarde” reiterou o senador sobre a saída.
“Não usei verba partidária para a eleição, foi tudo verba própria e então eu não tinha nem esse compromisso com o partido, só um compromisso moral, ético” afirmou.