Parque Distrital Salto do Tororó, em Santa Maria/DF.Foto: Reprodução/Internet
- Publicidade -

BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – Para quem quer se conectar com a natureza, sair da rotina e gastar pouco, Brasília é o lugar certo para fazer trilhas sem apertar o orçamento.

A Agência Congresso mapeou 5 lugares no Distrito Federal e arredores que são um espetáculo aos olhos e ao bolso. Confira.

1- Parque Lago do Cortado – Taguatinga – DF

Reaberto recentemente depois de uma reforma de R$ 2,5 milhões, o Parque Lago do Cortado ocupa uma área de 56,35 hectares, o equivalente a 78 campos de futebol.

Foto: Reprodução/Internet

O espaço oferece quedas d’água e nascentes, parque infantil, vista panorâmica, coopervia, trilhas, chuveiros, quadra poliesportiva, banheiros e sede administrativa. O parque funciona todos os dias, das 6h às 19h e tem entrada franca.

2- Parque Veredinha – Brazlândia – DF

Localizado a 50km do Plano Piloto, o Parque Veredinha, em Brazlândia, oferece muitas nascentes de águas límpidas, vegetação variada – matas de galeria, cerrado típico, veredas úmidas e uma área de antiga pastagem – que podem ser exploradas por meio de trilhas estreitas.

Foto: Reprodução/Internet

O parque funciona de segunda a sexta-feira, 24h por dia. Para visitas guiadas, é preciso agendar pelo site do Instituto Brasília Ambiental – IBRAM.

3- Parque Ecológico dos Pequizeiros – Planaltina – DF

Um dos maiores parques do DF, localizado a 60km de Brasília, em Planaltina – DF, o Parque Ecológico dos Pequizeiros oferece aos visitantes uma área de cerrado muito bem preservado, o que possibilita a visualização de diversas espécies da fauna e flora típicas deste bioma.

Foto: Reprodução/Internet

Ao passar pelas trilhas largas e longas, o visitante se depara com a bela Cachoeira do Pequizeiro, a quatro quilômetros da entrada. Para realizar visitas, é necessário agendamento prévio.O parque fica aberto todos os dias das 6h às 18h. Entrada franca.

4- Parque do Tororó – Santa Maria – DF

Conhecido por ter a cachoeira mais próxima de Brasília, o Parque do Tororó fica na cidade de Santa Maria – DF, a 35 km do Plano Piloto. A principal atração do parque é a cachoeira do Tororó, com 18m de queda d’água.

Foto: Reprodução/Internet

O parque fica aberto 24h, todos os dias da semana. Entrada franca.

5- Cachoeira do Indaiá – Formosa – GO

Esse paraíso no meio do cerrado, fica na cidade de Formosa – GO, a 68 km da capital federal. O complexo de cachoeiras reserva uma trilha de 7,2 km ( ida e volta). A primeira parada é a Cachoeira do Indaiá, com 15m de queda e 1km de trilha.

Foto: Reprodução/Internet

Seguindo 2 km de trilha, o visitante chega à Cachoeira Véu de Noiva, com 30 m de altura. O verdadeiro presente fica guardado para o fim, com o Mirante do Salto do Itiquira, uma das maiores quedas d’água do país, com 168m de altura.

É possível contemplar a flora e a fauna local, além de fazer rapel na Cachoeira Véu de Noiva. O parque funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h. Para entrar no local é cobrada uma taxa de R$20.